Liderança é uma competência fundamental para o sucesso de toda e qualquer organização, pois envolve a capacidade de influenciar, motivar e orientar outras pessoas em direção a um objetivo comum. No entanto, ela não é considerada algo estático ou imutável, mas sim um processo dinâmico e contínuo de aprendizagem e desenvolvimento. Nesse sentido, a mentalidade de liderança voltada ao crescimento é um conceito que pode ajudar líderes e gestores a se adaptarem às mudanças e aos desafios do mundo atual.
Os líderes que carregam uma mentalidade de crescimento acreditam que podem desenvolver suas capacidades e habilidades por meio do esforço, da dedicação e da perseverança. Essa mentalidade implica em reconhecer que o potencial dos líderes não é limitado ou pré determinado biologicamente, mas sim expansível e moldável. Assim, a mentalidade de crescimento dos líderes leva-os a procurar sempre novas formas de aprender, vivenciar e receber feedbacks que possam ajudá-los a crescer pessoal e profissionalmente.
VEJA TAMBÉM: “Neurobusiness: ciência cerebral aplicada aos negócios! Entenda!”
VEJA TAMBÉM: “O poder da empatia na construção de times de alta performance”
A mentalidade de liderança voltada ao crescimento traz diversos benefícios para líderes e para as organizações em si, tais como:
- Aumento da capacidade de inovação e criatividade dos líderes, pois estimula a busca por novas soluções e oportunidades de melhoria.
- Aumento da capacidade de resiliência e adaptação, pois permite enfrentar as dificuldades e os fracassos como fontes de aprendizagem e superação.
- Aumento da capacidade de colaboração e cooperação dos líderes, pois favorece a construção de relações positivas e produtivas com os seus liderados, pares e superiores.
- Aumento da capacidade de engajamento e motivação, pois gera um senso de propósito e realização pessoal.
Para desenvolver uma mentalidade de liderança voltada ao crescimento, sugere-se adotar algumas atitudes e comportamentos, tais como:
- Estabelecer metas desafiadoras e realistas, que possam estimular o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para alcançá-las.
- Buscar feedbacks constantes e construtivos, que possam indicar os pontos fortes e os pontos a melhorar no desempenho.
- Aprender com os erros e os acertos, analisando as causas e as consequências das ações tomadas, e buscando formas de corrigir ou replicar os resultados obtidos.
- Buscar novas fontes de conhecimento e inspiração, como cursos, livros, artigos, podcasts, vídeos ou mentorias, que possam ampliar a visão e repertório.
- Celebrar as conquistas e os progressos, reconhecendo o esforço e o mérito dos líderes e das suas equipes.
Líderes que desejam ser mais eficazes, eficientes e efetivos em suas funções podem se beneficiar do conceito de mentalidade de crescimento, que entende que as capacidades e habilidades dos líderes podem ser desenvolvidas e otimizadas. A mentalidade de liderança voltada ao crescimento requer uma postura proativa, curiosa e humilde por parte dos líderes, que estejam dispostos a se desafiar, se arriscar e se transformar. Com base nessas informações te convido a ler meu livro “Hackeando o Comportamento Humano: construindo times de alta performance com neurociências” , onde abordo com mais profundidade características-chave de um líder de sucesso, com embasamento teórico da neurociências! Fica o convite!
LEIA TAMBÉM: “Será que os Líderes já nascem Líderes? “